<< Click to Display Table of Contents >> Navigation: »No topics above this level« O que é GED? |
GED, significa Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Gestão Eletrônica de Documentos ou ainda Document Management System (DMS).
SUAS PRINCIPAIS TECNOLOGIAS RELACIONADAS SÃO:
Capture - Captura de documentos obtendo informações relevantes, que podem ser facilmente integradas em qualquer aplicação;
Document Imaging (DI) - É a tecnologia do GED que transforma documentos físicos em arquivos digitais (Arquivos de imagem, PDFs pesquisáveis, etc...), através do processo de digitalização;
Document Management (DM) - É a tecnologia do GED que permite o gerenciamento dos documentos (Gestão, controle, armazenamento, compartilhamento, recuperação e descarte);
Records and Information Management (RIM) - É a tecnologia do GED que permite o gerenciamento do ciclo de vida de um documento (Criação, armazenamento, processamento, manutenção, disponibilização e descarte);
Workflow - É a tecnologia do GED que permite a gestão de documentos através de um fluxo de trabalho, utilizando por exemplo, métodos conhecidos como: Aprovação, alteração e exclusão.
Outros recursos importantes consistem na Indexação dos Documentos, no Reconhecimento Óptico de Caracteres ou OCR (Optical Character Recognition), e na Assinatura Digital dos Documentos. Esta última, permite a utilização de um Certificado Digital emitido por uma Autoridade de registro (AR), capaz de identificar a origem e a integridade de um documento, garantindo que o documento não foi adulterado. O resultado é um arquivo PDF assinado digitalmente.
GED PODE SER APLICADO NOS MAIS VARIADOS SEGMENTOS DE NEGÓCIO
GED é um conceito que pode ser aplicado nos mais variados segmentos de negócio, desde o setor público até o setor privado, incluindo pequenas, médias e grandes empresas.
Dentre os mais variados tipos de negócios, podemos destacar o conceito GED nas seguintes aplicações:
· Gerenciamento do conhecimento, ERP, CRM, Comércio Eletrônico e outras tecnologias;
· Processos de Fiscalização;
· Atendimento às obrigações impostas pela Lei de Acesso à Informação. Lei nº 12.527, de 18 de Novembro de 2011, ou qualquer outra Lei;
· Automação de Cartórios;
· Bibliotecas Digitais;
· Contratos de Financiamento e Leasing;
· Controle de Bilhetes de Companhias Aéreas;
· Controle de documentos Arrecadatórios de Tributos, Impostos, Taxas e Multas;
· Nota Fiscal Eletrônica;
· Documentação de Administração hospitalar;
· Documentação de Logística de Transportes;
· Documentação et Instituições de Ensino;
· Gerenciamento de Ordens de Serviço;
· Gestão de Contratos;
· Processamento de Prontuário das Áreas de Recursos Humanos, incluindo Recrutamento e Seleção;
· Processamento de Prontuário de Pacientes em Hospitais;
· Processos de Crédito Imobiliário;
· Processamento de documentos para o Tribunal de Contas;
· Licitações, Contratos, Empenhos e outros Documentes de Ordem Pública.
Diante de inúmeras possibilidades de aplicação, podemos afirmar que GED é um conceito que pode ser útil em todos os seguimentos de negócio. Não importa o ramo de atuação da sua empresa, GED é capaz de simplificar processos demorados como a busca de documentos e envio de documentos por e-mail.